sábado, 5 de junho de 2010

ESPECIAL: Good Girl Gone Bad - 3 anos



Good Girl Gone Bad é o terceiro álbum de estúdio da cantora Rihanna, lançado a 5 de Junho de 2007, nos Estados Unidos, e que hoje completa 3 anos de muito sucesso! Este álbum inclui singles como "Umbrella", o primeiro do álbum, com a participação do rapper Jay-Z, canção que ficou em primeiro lugar durante dez semanas no Reino Unido e oito semanas na Billboard, conquistando ainda o primeiro lugar em cerca de vinte e duas paradas internacionais, para além disso, o álbum na primeira semana vendeu mais de 968.000 cópias. O álbum foi certificado com três platinas pela RIAA.

O segundo single foi "Shut Up And Drive", que ficou na posição #15 na Billboard, mostrando o estilo rock da cantora, seguindo-se "Don't Stop the Music", single de estilo dance, foi lançado inicialmente na Europa. Na América, foi lançado como quarto single, alcançando a terceira posição na Billboard. O quarto single lançado "Hate That I Love You", que conta com a participação de Ne-Yo, alcançou a 7ª posição na Billboard, e foi o terceiro single da cantora lançado na América.

Produção e tema

Após o seu segundo álbum, A Girl Like Me, Rihanna começou a trabalhar com compositores e produtores, logo no início de 2007. A cantora passou a semana em que iria decorrer os Grammys 2007, com o cantor e compositor Ne-Yo, que trabalha para a mesma gravadora, Def Jam, para que o cantor a acompanhasse na produção do álbum, devido ao fato do cantor ter escrito com Rihanna o single "Unfaithful", então o cantor aconselhou-a a ter aulas de canto com ele. Além do cantor, colaboraram também com a cantora, Evan Rogers e Carl Sturken, o produtor Sean Garrett e a equipa de produção norueguesa Stargate, que já tinha colaborado em outras alturas com Rihanna. Timbaland, Will.I.Am e J.R. Rotem também foram propostos para trabalhar em estúdio.

A maioria das faixas do álbum foram gravadas em Los Angeles, na California, paralelamente às sessões de gravação de faixas bónus para a edição especial do segundo álbum, previstas terminar em Fevereiro de 2007.

Ainda sozinha, Rihanna começou a trabalhar no álbum, inspirada em Afrodisiac, álbum da cantora Brandy Norwood de 2004, foi começando a escrever faixas.

"Esse álbum gosto de ouvir todos os dias, todas as noites. Quando eu estava no estúdio, foi o álbum que ouvi a toda a hora e realmente estou admirada, porque que cada canção era uma grande canção. Você pode ouvir o álbum inteiro. E eu pensei que tinha de fazer um álbum como aquele." — Rihanna, numa entrevista sobre o novo álbum a uma rádio, 2007.

O género do álbum foi considerado um novo rumo para a cantora, pois seguiu a natureza de melodias de dança e electrónica, como o antecessor, juntado R&B e baladas. Numa entrevista sobre o tema do álbum, a cantora disse:

"Você sente-se diferente a cada álbum, e nesta fase sinto que quero fazer um monte de canções. Quero manter as pessoas dançando, mas continua a um nível mais elevado ao mesmo tempo. "

Durante uma outra entrevista para a estação de rádio do Reino Unido, Capital FM, Rihanna explicou o significado que esta por detrás do título escolhido para o álbum:

"Bad" não é estar frágil. "Bad" tem o seu próprio prazo para cada pessoa e no meu caso, isso só significa que eu tenha ficado um pouco rebelde no álbum, quebrando a minha antiga postura, estou correndo riscos … como Michael Jackson em "Bad", uma espécie de curso.”

Estilo

O novo álbum trouxe um novo ritmo e imagem a Rihanna. Continuando nos ritmos dançantes, mistura-se o género R&B. Deixando os ritmos pop dos outros álbuns, este novo apostou no desenvolvimento de um estilo de música não tão transmitido pela cantora.

O álbum não aprofunda só o género predominante, como também estreia o rock, nas características musicais da cantora, embora predominante seja apenas uma das quinze faixas padrão, levando a descobri também o synthpop e a música electro.

Sintetizadores e guitarras foram alguns dos instrumentos mais usados no álbum, para concluir uma combinação de música R&B com géneros electrónicos e de soul.

Segundo a BBC, esta nova fase musical da cantora fez alcançar uma posição da mesma na música, pois cada uma das faixas contém géneros diferentes e misturados, como "Umbrella" que mistura o R&B e o Hip hop, o "Disturbia" que mistura o R&B com o synthpop.

Para além disso, o estilo musical do álbum aprofunda outros géneros que a cantora nunca tinha usado nas suas faixas, como o rock em "Shut Up And Drive".

Estrutura musical e letras

"Umbrella", cujo single contém a participação de Jay-Z, é a canção de abertura. A música combina batidas de sintetizador com base numa distorção bassline. Andy Kellman da AMG, descreveu a canção como um "mamute se tambores espaçosos, num cenário imponente durante o refrão, e vocais que são de alguma maneira totalmente convincentes. No entanto, a revista Entertainment Weekly, a música podia ser recreada por um programa digital da Apple, de forma a ficar com um som de garagem, considerando ainda a "Melhor canção de 2007" devido à junção do estilo de Jay com fortes influências barbadianas de Rihanna. A letra da música foi escrita de maneira tradicional. É iniciada com um verso rap, acompanhado de "eh, eh, eh", seguindo de introdução, refrão, desenvolvimento com bridge, meio, refrão e parte final. O álbum foi também o primeiro de Rihanna, onde apresentou o seu lado rock, como é evidente na música predominantemente com guitarra elétrica, "Shut Up and Drive". A canção faz parte de uma optimista sequência de abertura com um riff pesado de guitarra que contém um som de rock. "Hate That I Love You" e "Take a Bow" contém um som groove moderado, com influências fortes em R&B, em que se destaca o uso suave do violão. "Don't Stop the Music" e "Disturbia, são músicas dance, em que "Don't Stop The Music" tem incorporações de electropop e música house, enquanto que "Disturbia", usando um som escuro com o efeito vocal de auto-Tune, sendo utilizado em toda a música na voz de Rihanna.

"Shut Up and Drive" é tudo sobre Rihanna querendo alguém para levá-la ao redor em seu novo carro, ela quer alguém para assumir o controle agora, mas eles podem lidar com isso. "Hate That I Love You "fala sobre estar no amor com o ex-namorado e não ser capaz de seguir em frente. Numa entrevista, a cantora disse que Good Girl Gone Bad concentra-se principalmente em ser rebelde e ganhando uma atitude de rapariga má. "Take a Bow" retrata um pedido de desculpas de um namorado depois de perceber que agiu mal.

The Good Girl Gone Bad Tour

Rihanna em 15 de Setembro de 2007, embarcou numa digressão mundial, três meses depois do lançamento do álbum. Consistiu em setenta e nove actuações e terminou em 13 de Maio de 2008. A primeira fase foi no Canadá, que consistiu em onze actuações em volta do mundo com Akon, mais tarde e sem Akon, em volta dos Estados Unidos da América, Europa, Oceania, África e Ásia. Durante a sua digressão, houve também actuações de Akon, Ciara e David Jordan.

A MTV fez uma crítica positiva, classificando bem a digressão, explicando o estilo de cada concerto que a cantora realizou, percorrendo todos os países onde actuou.

Recepção da crítica

A resposta da crítica ao álbum Good Girl Gone Bad, foi muito positiva, com uma nota média de 72% baseada em 17 análises no Metacritic, que transforma todas as classificações em percentagens até cem por cento. Entertainment Weekly descreveu o álbum como um "empréstimo" do género R&B da década de 1990 para o tornar num álbum "delicioso" do Verão.

A Yahoo Music descreveu o álbum como um álbum de classe, de profundidade e seriedade difícil trituração, considerando uma grande transformação da cantora com potencial para se tornar numa estrela ainda maior.

Andy Kellman da AllMusic descreveu como um bom álbum pop de 2007, com doze single potenciais em alguns territórios. Enquanto que Kelefa Sanneh de New York Times descreveu o álbum, como cientificamente editado para criar hits.

A Pitchfork Media classificou o álbum como "inesperado e variado", como uma fonte de música que se possa ouvir. A revista Time, nomeou o álbum, como um "dos mais sexy de 2007", falando também de "Umbrella".

A Boston Globe referiu-se a Good Girl Gone Bad, como um álbum onde "o mal nunca tinha soado tão bem", tendo afirmado que a cantora, com este álbum, estava a "bloquear o verão". Considerando um dos melhores álbuns lançados em 2007.

O álbum, entre outras indicações e prémios, recebeu seis nomeações em 2008, nos Grammy Awards, nas categorias de Best R&B Song, Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals por "Hate That I Love You", Best Dance Recording por "Don't Stop the Music", Record of the Year, Song of the Year, Best Rap/Sung Collaboration por "Umbrella", tendo vencido nesta última categoria. Em 2009 o álbum continua a receber indicações, nomeadamente nos Grammy, juntando mais três nomeações, perfazendo nove no total.

Vídeografia

Umbrella feat. Jay-Z



Shut Up And Drive



Don't Stop the Music



Hate That I Love You feat. Ne-Yo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails